segunda-feira, 11 de junho de 2012

Duzz Playstation Episode #001

Minha saga na era PSX, eu tinha vontade de te apresentar alguns jogos para ajudar minha visão em alguns compostos e meu status em alguns jogos, dessa idéia migrei para essa outra super masoquista.

Infelizmente não tenho certeza da data, mas acredito eu, Dezembro de 1998 fiz minha vó comprar o Playstation por cerca de 280 reais.

O console veio com um disco demo original, e 3 jogos piratas japoneses:

-Angel Eyes
-Mad Panic Coaster
-Winning Eleven 3: J-League

Antes de falar dos jogos, vamos ao CD Demo.


O nome é Interactive CD Sampler Disk Volume 5, e até onde eu sei possui 14 jogos, além de videos e informações da Playstation Underground.


Da esquerda pra direita, de cima para baixo
1-Parrapa the Rapper
2-Tomb Raider 2
3-Armored Core
4-Cool Boarders 2
5-Star Wars Masters
6-NFL GameDay '98
7-NHL Face Off '98
8-Crash Bandicoot 2
9-Intelligent Cube
10-Jet Moto 2
11-Gran Turismo
12-Gex 2
13-Colony Wars
14-Fighting Force

Desse demo, conheci alguns jogos que continuei seguindo.

1-Parrapa the Rapper

Parrapa dispensa apresentação, muito bom. Joguei a demo várias vezes.

2-Tomb Raider
Junto com Crash Bandicoot, foi um treinamento com jogos 3D. Eu gostei do jogo mas morria muito, como não tinha save a cada morte voltava pro ínicio, e apesar de não parecer na época a demo não era nada perto do tamanho do jogo completo.
Depois de alguns dias virou fixação eu ir o mais longe possível de depois várias morte sendo esmagada, espetada, atacada pelo tigre, jogada de penhasco finalmente fui até a final da Demo, primeira conquista no PSX.

Crash

Joguei até o fim do demo.

Armored Core era legalzinho, foi um dos últimos a me acostumar a jogar.
Cool Boarders, apesar de um pouco difícil de controlar jogava bastante.
Star Wars, apesar de impressionar visualmente com clima dark e os sabres tinha jogabilidade terrível, não tinha graça.
Gran Turismo e Gex 2 eram apenas vídeos, no caso do GT era sacanagem parecia muito massa e eu sempre queria jogá-lo, já que Jet Moto não era muito divertido.
NHL(Hóquei) era muito legal, sempre jogava com amigos.
Mas o NFL não, não dava pra entender como se joga futebol americano, mas tivo um vídeo de abertura memso no demo, animal com jogadas reais.
Colony Wars até que tinha boa imagem, mas sempre fui ruim nesses jogos desde o Atari, é guerra de naves no espaço.

Intelligente Cube também muito bom, sempre tive vontade de comprar o jogo completo, mas não seria muito diferente do demo.


Fighting Force era divertido, e era visto como o Final Fight 3D.

Esse jogo que você vê com gráfico pobre era bem divertido e joguei bastante a versão completa, não lembro se fechei, e de forma inexplicável a sequência do jogo não dava para jogar em 2 jogadores.

Angel Eyes
Além do Demo, joguei bastante Angel Eyes, até onde eu sei jogo de luta exclusivo no Japão, de todos os jogos de demos é o quê mais se aproximava com os 16 bits já que é um 2D de luta e era bem mais simples se comparado a um Killer Instinct, lembro de tê-lo fechado.
Como pode ser visto no vídeo abaixo a grande qualidade do jogo além dos seios dançantes, é o típico estilo japonês, com o som, imagem, golpes bizarros e apenas garotas de todos os tipos.


Mad Panic Coaster

Quando veio esse jogo, não gostei muito, jogava Winning Eleven e os Demos, mas anos depois peguei ele e gostei bastante de jogá-lo, acredito que tenha fechado também, ou foi quase. Jogo bastante raro e pouco conhecido.

J-League Jikkyou Winning Eleven 3

Apesar do vídeo parecer uma versão especial ou alterada, é basicamente esse jogo, aí que começou minha mania em W11.
As narração é boa, e o grito da torcida dá de 10 a zero nas atuais que é irritante, aliás há muito tempo que não tem grito de torcidas, hoje apenas gritam o nome do time.
Esse jogo é antes do World Soccer, então apenas times japoneses, eu jogava ou com Kashima Antlers(Zico) ou Cerezo Osaka(do Toninho Cerezo), os únicos que conhecia de nome.
Ainda tinha as referencias do Fighting e Perfect Eleven do Snes com carinhas coloridas no lugar das setas para mostrar a disposição dos jogadores. Tinha basicamente 3 jogadas além das básica com os 4 botões frontais:
-L1 várias vezes para pedalar.
-L1+X para tabelar, a volta era automática
-L1+Direcional, um leve toque que simulava um drible muito simples mas que era útil para driblar o goleiro e os zagueiros.
Joguei muito e fiz muito gol de escanteio em jogadas ensaiadas na primeira trave.
Aqui no Brasil quando é citado o jogo Winning Eleven 3, na qual é considerado por muitos uma das melhores versões do PSX, na verdade estão falando da versão World Soccer Winning Eleven 3 Final Version, que têm gráficos melhores, melhores animações no chute, passe, pulo, etc, mais velocidade e principalmente melhor jogabilidade.

De modo geral, todos foram novidade e mostravam claramente ser de nova geração, o impacto tridimensional era maior que a feiura de polígonos.

No próximo episódio Tekken 2.

2 comentários:

  1. Massa, faz um bom tempo que estou pensando em propor algum tipo de composto "Nostalgic PSX", mas nunca cheguei a formular nada.

    Fighting Force era muito massa, devo ter fechado inúmeras vezes. Fighting Force 2 era legal tb, mas sem modo 2P perdeu bastante pontos.

    Quem sabe eu faça um post similar para passar os meus primeiros jogos tb. ^^

    ResponderExcluir
  2. Seria interessante, eu costumo falar muito, mas não sei muito oque vc jogou no PSX.
    Eu to num momento de bastante saudade do PSX, mas tá controlável.

    ResponderExcluir