domingo, 29 de julho de 2012

RPGs na LGM - Parte 1

Com a implosão dos compostos RPGs, estou fazendo este post para descobrir quais aqueles que você tem preferência e então comparar com as minha s preferências e ver o que é melhor para cada série, ficando solo ou em um novo agrupamento.

Opções retiradas de compostos existentes na LGM e talvez alguma coisa nova. Vou colocar riscado aqueles que já estão garantidos na D1, D2 e D3. Para facilitar vou considerar todo tipo de RPG, tradicional, action e tactic. Se quiser sugerir algum a hora é agora!

Classifique a sua vontade como quiser, o importante é destacar aqueles que tem mais vontade. O número de jogos é estimado.

Nome Div. (old) Div. (new) Nro. Jogos R M
The Legend of Zelda 0 0 0 -- --
Final Fantasy 0 0 0 -- --
Dragon Quest 1 1 9
Chrono + Sky of Arcadia 1 1 4 SS A
Seiken Densetsu 1 1 8 S A
SaGa 2 2 9 S
Koudelka & Shadow Hearths + 2 2 6 S SS
Pocket Monters 1 3 30 A A
Breath of Fire 1 -- 5 A+
Phantasy Star 1 -- 9 A
Estpolis / Lufia 1 -- 5 M+
Mystic Ark / The 7th Saga 2 -- 3 *
Azure Dreams 2 -- 2 *
Legaia 2 -- 2 *
Valkyrie 2 -- 3 * S
Star Ocean 2 -- 4 *
Grandia 2 -- 5 M+ M+
Wild Arms 2 -- 6 A+
SMT: Persona -- -- 5 S A
Suikoden 3 -- 10 M+
Atelier 3 -- 16 A
Xenogears & Xenosaga 3 -- 5 A
Mother 3 -- 4 A+
Golden Sun 3 -- 2 *
Ar Tonelico 3 -- 2 *
Alundra 3 -- 2 * A+
The Adventure of Puppet Princess 3 -- 1 *
Ultima 5 -- 31 M+
Tales ? -- 25 *
Alt FF ? -- ? *
Ys ? -- ? *
Shining ? -- ? *
Dungeons & Dragons ? -- ? *
Dungeons & Dragons Baldur's Gate ? -- ? A
Alt DQ ? -- ? *
Romance ot 3K ? -- ? *
Might and Magic ? -- ? *
Langrisser ? -- ? *
Nobunaga's Ambition ? -- ? *
Tactics Ogre ? -- 5 S
Front Mission ? -- ? *
Disgaea ? -- ? *
Fatal Labirynth ? -- 1 A
Diablo ? -- 3 A
Lunar ? -- ? *
Luminous Arc ? -- 3 A
Vandal Hearts ? -- 2 *
Bahamut Lagoon & Bahamoot Senki ? 2 2 A
The Legend of Dragoon 2 ? 1 A+ S
Ivalice Alliance -- -- 4(+2) A+
--

Além destes, há diversos solos nos antigos RPG V e VI:

Crystalis NES
Shadowrun SNES (ActionRPG)
Secret of Evermore SNES (ActionRPG)
EVO - The Search for Eden SNES (ActionRPG)
Magi Nation GBC
Panzer Dragon Saga SAT
Riviera: The Promised Land GBA
Wizardry: Proving Grounds of the Mad Overlord NES
Wizardry: Tales of the Forsaken Land PS2
Arcus Odissey SMD / Sharp68000 (ActionRPG)
Dark Cloud PS2
Dark Cloud 2 PS2
Sorcerian SMD
Dragon Slayer: Legend of Heroes SMD
Dragon Slayer: Legend of Heroes II SMD
Lord Monarch SMD
Dungeon Master + Chaos Strikes Back Atari ST / Amiga (3D FirstPerson ActionRPG)
Dungeon Master II: The Legend of Skullkeep Amiga (3D FirstPerson ActionRPG)
Dungeon ExplorerPC Engine (ActionRPG)
Dungeon Explorer IIPC Engine (ActionRPG)
Dungeon Explorer: Warriors of Ancient Arts Nintendo DS

13 comentários:

  1. As vontades por enquanto não são 100% precisas, apenas um esboço inicial para ver o que acho mais interessante dar prioridade. Ainda irei revesar, pois gastei bastante tempo juntando todos aqui e não pensei muito nos jogos. Os com * é porque não tenho vontade definida no momento.

    Um outro post (parte 2) será criado depois com os novos compostos formados.

    Como você pode ver, são muitos jogos, então a idéia é ver quais são as prioridades e extraí-las daqui.

    ResponderExcluir
  2. Esse semana está corrida, consegui preencher uma parte inicial.
    As vontades para mim são apenas entre RPGs, não são comparadas com os outros compostos.
    Com menos tempo e mais compostos fortes na LGM, fiz uma peneira entre os RPGs, entre os que conheço e tenho vontade com os que não conheço e tenho curiosidade e com os que possuem ótima reputação, a preferência é na melhor combinação.
    Oque isso muda?
    -As séries Atelier e Tales, todas eram baseadas na vontade de jogar a série sem nenhuma experiencia nos jogos, parei com a fixação, foco nos que já conheço.
    -Wild Arms, já fechei o 1 e tava na metade do 2, por mais legal que seja, fazer replay de jogo já fechado agora eu evito.
    -Incluí Legend of Dragoon, jogo com mais vontade no RPG Suri após Shadow Hearts, LoD apesar de não ter jogado acompanhei o gameplay com um amigo que tinha.
    Os jogos com mais indice, A, A+ e S(SS), são os que possuem realmente uma base forte para passar pelo composto se fosse sorteado hoje.

    (A)
    *Chrono+Sky: Chrono Cross e Sky parecendo ser muito bom de jogar no Dream.
    *Seiken: Joguei rápidamente o I e o II, com promessa de grande jogo no III.
    *Pokemon: Estilo RPG agradável do GameBoy, vontade absurda de tirar pokemon da pendencia de vida e chance de visitar os novos do N64 e GameCube/Wii mesmo fugindo um pouco do RPG.
    *Persona: Boa apresentação no tópico do blog.(Acaba assumindo a vaga de Xeno e Legaia.)

    (A+)
    *Alunda: Excelente Action RPG, apesar de dividir opiniões, parei de jogar na época por ficar preso.

    (S/SS)
    *The Legend of Dragoon: Já explicado, pendencia antiga.
    *Valkirye Profile: O ultimo dos com boa reputação que ainda sobrou vontade para brigar, meus primos o jogaram no PSP.
    *Shadow Hearts: Tinha começado a jogar, RPG 3D que estava gostando.

    Eu vou completar com o tempo os outros, mas essa é a base para mim, ou o primeiro escalão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quero nem pensar como foi essa semana, mal consegui respirar...

      Eu não sei se você apenas queria demonstrar a vontade ou esqueceu, mas foi combinado que Legend of Dragoon assim como Swords and Sorcery seriam jogados junto com Koudelka & Shadow Hearts. Combinamos isso quando eu sugeri incluí-los, juntamente com o Sky, no Chrono. Inclusive foi idéia sua. xD

      Você talvez possa dar preferência aqueles que conhece, mas eu praticamente não conheço nenhum fora as pesquisas que fiz.

      Eu gostaria de lembrar de um composto que propus em 2010 e incluí na minha pré-lista deste ano. Ivalice Alliance. São jogos em um mesmo universo e composto por Final Fantasy Tactics (PSP), Tactics Advance (GBA), Tactics Advance 2 (NDS) e Vagrant Story (PSX). Podemos ainda incluir Final Fantasy Tactics (PSX) e Final Fantasy XII International (PS2), ambos ditos serem bem diferentes das outras versões.

      Excluir
    2. Aproveitando, eu gostaria de saber a sua opinião. Dentre os Tactics, a duas séries que eu realmente quero jogar, Tactics (no atual Alt FF e que gostaria de passar para o Ivalice Alliance) e Tactics Ogre (atualmente no Tactics RPG).

      Sei que você não é muito fã do gênero, então a pergunta é, na sua visão tem mais chances Tactics Ogre sozinha, que é uma série pequena (5 jogos, remakes opcionais) ou dentro do composto Tactics RPG (uns 30 jogos ou menos)? Dependendo da sua resposta eu opto por focar num ou noutro. Não tenho problemas em inseri-lo num composto RPG também.

      Excluir
    3. Realmente esqueci do fato de Legend of Dragoon estar junto com Shadow Hearts.
      Tactics realmente nunca fui fã, antes na LGM eu estava aberto para esse composto, mas conforme minhas avaliações Tactics não está nem no grupo A. Todos os jogos restantes são M para baixo.
      Porém o link FFXII-Vagrant Story é interessante, eu vou analisar se coloco o Ivalice com M ou M+.

      Grupo ou composto com Tactics Ogre, eu te pergunto, mais chance seria chance com os outros RPG que eu e você marcamos com A e S, chance de ficar por ali na 2ª e 3ª divisão, ou chance de ser cogitado nas disputas da LGM (mesmo mais abaixo)?
      Jogar Tactics Ogre hoje é considerável, jogar 5 Tactics Ogre já fica dificil e sem forte motivo no momento, eu já iria querer ter 2 compostos ativos como antes, mas um dia pretendo jogá-lo. Dentre todos os tatcis o com maior chance seria o tactics que estiver no Ivalice.

      Excluir
    4. Para simplificar, eis a lista de RPGs que quero jogar antes dos outros (semi-ordenado).

      Tactics Ogre
      Diablo
      Persona
      Breath of Fire
      Fatal Labyrinth
      Atelier
      Ivalice Alliance
      Mother
      Wild Arms
      Phantasy Star
      Xenogears & Xenosaga

      E você citou estes dois:

      Alundra
      Valkyrie

      Se dependesse apenas de mim, eu criaria um novo composto RPG com Tactics Ogre (4), Diablo (3), Breath of Fire (5), Fatal Labyrinth (1) e Alundra (2), tendo assim um composto com RPGs de todos os tipos e cada série bem diferente uma da outra e com 15 jogos, número um pouco acima do que eu considero ideal, mas devido a grande variedade de estilos, e ainda considerando que estes jogos não costumam ter uma vontade instável, acho que fica no final um composto muito bom.

      Excluir
    5. Ah contando somente abaixo do Pokemon né... e sem o Leg.Dragoon.
      Poisé, para brigar mesmo, eu faria Valkyrie(3)+Alundra(2) e apenas mais 1, talvez entre(Persona, Mother ou Xeno).

      Tactics Ogre (4), Diablo (3), Breath of Fire (5) eu teria que completar a minha tabela, mas a idéia é um grande separação entre Vontade M e Vontade A/S nesse lista acima, então não bateu nossas vontades. Seria um composto que eu não conseguiria brigar na D2 em minhas vontades atuais com os outros compostos.
      Sem ser cruel, mas sendo realista na minha lista de RPG, com vontades bem divididas:
      Tactics Ogre (4) - C
      Diablo (3) - M
      Breath of Fire (5) - M-
      Fatal Labyrinth (1) - M+ (Esse é um dos que eu não to arriscando no momento por não conhecer, mas como é só um jogo não pesa)

      Excluir
    6. Sim, eu desconsiderei os jogos que já estão garantidos. E é para a D3 não D2.

      Excluir
    7. Sim, eu quis dizer que não conseguiria brigar para a D2, ou seja nesse caso para esse composto subir. D1 eu nem cito, pois é mais complexo ainda para qualquer composto.

      Excluir
    8. Ah, entendi.

      Eu juntaria Valkyrie com Persona ou com o Ivalice, mas acho que a primeira opção seria a melhor. Eu até incluiria Fatal Labyrinth, pois acho que é um RPG mais rápido e não influenciaria muito o composto, mas aceito se ele ficar de fora.

      Para deixar claro, minha expectativa com Fatal Labyrinth é de que é um jogo M~A, o estilo do jogo é mais simples do que os RPGs que estamos acostumados na LGM, mas exatamente por ser diferente que minha vontade está alta.

      Excluir
    9. Concordo com você PErsona é uma boa escolha, IValice também saria, mas eu já estando contando como composto solo. NA parte de RPG concordo em não manter muito grande, até pela experiencia na LGM até agora.
      E o Ivalice já tem 3 ou 4 Tactics RPG, e mesmo sendo FF será um desafio para mim, já joguei um pouco do FFT no passado e tive resistencia do estilo, mesmo assim o Composto Ivalice terá boas chances comigo pelo tema, e por ver videos do Tactics PSP e DS que podem me agradar.

      Pode fechar com o Fatal Labyrinth sim, eu vi imagens dele, não significa muito mas normalmente olhando a cara dos RPG já tenho uma idéia do gameplay, e parece ser um clássico RPG-style interessante.

      Esse composto ainda sem nome, Valkyrie, Alundra, Persona e Fatal Labyrinth, fechando assim seria um forte composto de RPG, apenas atrás do Shadow e cia. Pelo menos em vontade, já que Dragon Quest e Pokemon possuem um adicional que tambem considero que é uma vontade terrível que riscar da lista de objetivos sócio-pessoais, =p
      Claro que as vontades mudam um pouco mais nessa área para mim, até jogar IValice pode mudar minha vontade no Tactics Ogre, quem sabe.

      Excluir
    10. Pera ai. Eu não concordei em incluir Alundra também. O que eu concordei foi Persona + Valkyrie e possivelmente Fatal Labirynth. Não é que quero ser chato, mas assim como você eu não quero um composto fraco para mim. Em termos de vontade (em comparação apenas com RPGs e desconsiderando aqueles já classificados) Persona e Ogre são os meus melhores cotados (SS), enquanto XenoSeries seria o menos cotado da minha lista top como M+. Logo o que ficou de fora você pode imaginar que na melhor das hipóteses é um M+.

      Também cada série encaixa melhor com outras e cada série fica melhor acompanhada com muitas ou poucas outras séries.

      Concordo com você Ivalice fica melhor sozinho a princípio. Mas estou considerando todas as hipóteses para chegarmos a um acordo.

      Excluir
    11. ahh..
      Achei que estavas respondendo essa frase: "Valkyrie(3)+Alundra(2) e apenas mais 1, "

      Então voltamos ao inicio, como o Alundra são 2 jogos ele não pode ficar sozinho e nem tem força para carregar compostos que comigo tenham vontade menor que A.
      Pensar mais um pouco e com o tempo chegamos a uma solução.

      Excluir