segunda-feira, 15 de junho de 2015

Commodore 64 - SF1 Impressões

Primeiramente estou usando o emulador CCS64, eu não gostei/não entendi como as roms estão no planetemu, então baixei no emuparadise o romset completo do GoodGB64, "GoodX" é muito melhor.
Aí posso dar uma olhada nossos jogos de Commodore que nunca vi, porém com os vídeos e imagens que vi por aí, esperava mais do Street Fighter, é bem feio no C64. Os lutadores parecem de um Atari 2600 mais evoluido em algumas cenas.

--Emulador
Até jogar passei por uns sufocos pois o emulador é complexo, assim como todos os que emulam computadores, então tentei calibrar o jostick, mexer nas opções, fazer o swap input, e nada, o controle não respondia como eu queria, até eu descobrir que o emu já faz tudo sozinho, é só não mexer em nada e ele roda perfeitamente com o joystick funcionando beleza, como todo seu potencial de 1 botão. =/ Isso mesmo um botão para jogar Street Fighter, um recorde.
Pelo que entendi cada país, é um arquivo ou disquete, não sei, mas felizmente o emulador já auto carrega automaticamente, e todos os loadings reais são acelerador automaticamente, uma boa 'feature'.E a tela psicodélica que eu vi no video AVGN acontece.

--SF1
Com apenas 1 botão e uma resolução terrível, fazer hadouken e shoryuken ficou impossível, eu não consegui, nem sei se está no jogo.
Após vencer o primeiro, achei que não ia passar do ninja, pois ele solta a shuriken, e tava quase desistindo até descobrir que é fácil apelar no jogo, não vou dizer por hora, e aí fui avançando, até chegar no Sagat e aí não teve jeito, ele soltando seus Tiger me destruiu.
Achei legal que logo antes do jogo, tem um texto explicando jogo e como se joga, interesante.
No mais o jogo é quase igual, só não tem o mapa, o bonus é só o de quebrar telhas, e pelo que percebi é um cenário por país, ao invés de 2.

Depois disso, eu vi que tinha outra rom com mesmo nome, fui ver e era um pouco diferente, não joguei muito a sério, o gráfico é mais cartunizado o que ajuda no C64. Fui pesquisar e para minha surpresa o jogo é oficial também, se trata do port feito para o USA, e eu tava jogando a versão PAL.

--SF1 USA
Bom nesse jogo, o botão gera um soco e segurando o botão e depois apertando uma direção ele faz o chute, os gráficos dos lutadores refeitos ficaram melhores, mas o cenário ficou pior, apesar de ter a mesma lógica de 1 por país, os bonus e telas de pontos sumiram mas eram toscas mesmo.
Nessa versão o lutador faz pulinhos enquanto caminha, igual ao do Arcade, e dessa vez fiz Hadouken e Shoryuken com o mesmo método Arcade, a tela é menor, pois aparece pontos e rounds em uma faixa embaixo, mas eles tiraram a tela de pontos entre os rounds e a frase da vitória/derrota isso deixa o jogo muito mais rápido e direto, sem ter que ficar esperando muito.
Em ambos os jogos dá para perceber os detalhes do original, mas portados de forma diferente.



Street Fighter (PAL)


Street Fighter (NTSC)

18 comentários:

  1. Eu ia comentar sobre as duas roms quando eu fosse jogar, mas você comelou antes que eu. Sim, existe duas versões oficiais (descobri esses dias), numa versão não tem o Sagat e os bônus, na outra versão não tem as magias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou do "um botão", sabias que a primeira versão do arcade de SF só tinha 2 botões? Um era soco e outro o chute, dai conforme o tempo que o botão ficasse pressionado ele fazia o fraco ou médio ou forte. Logo a Capcom viu que era melhor ter 6 botões e fez o arcade com todos os botões.

      Excluir
    2. Por isso tem o esquema de segurar o botão para o golpe então.

      Excluir
  2. Hum.. quer dizer que não tem o Sagat na outra...
    Oque tem o Sagat(PAL) usei cheat para ver o que acontece, pois derrotá-lo parece impossível, e oque acontece? Nada! o jogo entra em looping, nem uma simples mensagem, nem Conglaturation, The End, Game Over.... lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu li no gamefaqs o de gráfico ruim é a versão americana e o de gráfico bom é a européia, então você trocou as bolas. xD

      Fechei os dois com invecibilidade ligada, não sei se isso é do jogo ou faz parte do "crack", mas ambos são muito difíceis de chegar no adon... Pelo menos o melhor tem um final, apesar de depois entrar no loop.

      Excluir
    2. Cheguei no Sagat sem o cheat, na europeia, só fica dando rasteira, o cheat para mim é do crack, mas se não for, acho que não conta né?

      Então, eu falei que o da americana é melhor para o Commodore, a euorpeia tenta ser fiel a do Arcade, mas fica uma bosta, em reviews que li, o pessoal gosta mais da americana também, mas acho que não importa o gamefaqs, qual vc achou melhor?
      Ou vc tá dizendo que eu to confundindo qual é qual?
      Gráfico ruim tem Sagat e não tem final.

      Excluir
    3. Inclui no acima o print do que considero gráfico ruim e região PAL-EUR, e o outro tem o Capcom USA, e é o americano em um site de review do jogo do C64.

      Excluir
    4. Hahahaha, eu que troquei as versões. xD
      Gráfico bom = US, gráfico ruim = EU.

      Eu gostei mais da US, pelo menos tem as magias e é mais jogável. A EU segundo li tem gráficos ruins mesmo pro padrão C64.

      http://www.gamefaqs.com/c64/581133-street-fighter/faqs/15742

      Excluir
    5. Eu considero os jogos fechados com um asterísco, pois (acho) que é com cheat. Ainda vou tentar mais sem o cheat, mas não estou muito confiante. =/

      Agora se for realmente opção do jogo, ai já considero fechado normal.

      Excluir
  3. Tentei jogar um pouco ontem essas versões do commodore, mas o emulador não reconheceu o controle nem consegui fazer o jogo funcionar (o máximo cheguei na tela de instruções).

    Baixei outro emulador, talvez eu tente de novo hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual emulador, qual rom, fez swap input? Calibra no emulador para ver se reconhece mesmo.

      Excluir
    2. Sempre tenta o swap input, cada jogo é de um jeito.
      Para iniciar o jogo, ou é o Fire, no teclado é o Alt Gr, e o Run que é o ESC no CCS64

      Excluir
    3. Não sei porque o CCS64 não reconheceu meu controle, mas no Vice deu certo. É, eu tive que trocar pra segunda port num dos jogos.

      Excluir
    4. Não é a primeira vez q ocorre isso, acho q em outros emuladores, o meu era reconhecido e o seu não.
      Já tive problemas com meus outros joystick, e na verdade sempre tem um jeito, mas melhor quando reconhece de primeira.

      Excluir
  4. Cheguei ao Sagat na versão Européia também (sem "cheat"), cheguei a ganhar um round, mas foi só, dai perdi as três "fichas" pra ele. =/

    Se ao menos ele não tivesse o Tiger ou então que tirasse menos vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ficar mais claro sobre o fechar com o cheat antes, para nível de LGM não conta, porque desde a fundação da LGM a idéia é fechar os jogos o mais fielmente possível.

      Agora na contagem pessoal, ai vai da pessoa, para mim é como eu disse, tá fechado, mas com um *. xD

      Excluir
    2. É concordo, mas ainda meio que dúvido que é do jogo.

      E acho que o Sagat foi feito para não ser vencido, não é possível, e nem tem um final, sacanagem da pura.

      Excluir
    3. Para um port ideal no commodore acho que teria que tirar dois personagens (retsu e joe ou mike seriam minhas escolhas), ai trabalhar bem com o restante. De repente podia ter um modo arcade (com final e continues) e um modo infinito para pontuação (sem continues).

      Excluir