domingo, 17 de junho de 2012

Explicação dos Mistões

Esse post tem por objetivo explicar os novos compostos criados sob o nome de Mistão. A idéia é juntar compostos menos populares, extrair a parte mais interessante e tentar torná-los competitivos como um novo composto. Vou começar por ordem da minha vontade de jogá-los.


Mistão I: The Lost Genres

É formado por jogos dos gêneros Educational, Interactive, Plat 3D, FPS, Strategy e Tactical RPG.

Obs: Olhando minhas anotaçẽos aqui, percebi que esqueci outros dois jogos do gênero Tactical RPG, adicionei essa informação nesse post. Também adicionei um plat 3D que faz parte da série Dragon's Lair.

Foi o primeiro que montei, a idéia é substituir o antigo Teach Games, um possível composto Interactive. Da parte de Strategy serve apenas para jogarmos um dos jogos mais famosos e que não consegui encaixar em nenhum outro lugar. Ainda tem 4 jogos do gênero FPS e dois jogos Tactical RPGs undergrounds que completam a lista.

Importante ressaltar que opcionalmente podemos expandir os jogos jogando ports e remakes, porém obrigatoriamente só a uma versão de cada jogo.

Sobre os jogos, da parte dos Educational tem de tudo, o mais famoso é o Oregon Trail, onde você deve fazer uma rota de viagem em 1848, você deve caçar, cuidar das pessoas para que não morram, etc. Acho que deve ser interessante também o jogo Star Wars Drois Works, onde você deve montar droids para concluir as missões. RobotWar supostamente ensina programação. Para falar a verdade, 90% dos jogos Educational vem de uma lista que achei na internet sobre os melhores jogos deste gênero. Quando eu achar o link eu publico nos comentários.
Update: link com informações dos jogos!

Dos jogos de FPS, são jogos que eu tenho curiosidade e sei que são bons, são poucos, apenas para o gênero ter chance na LGM, mas sem causar muita dor de cabeça para gente.

De Strategy apenas os dois StarCraft, um dos mais famosos do gênero e acho que deve ter uma chance. Os dois Tacticals RPGs são tidos como bons jogos e pelo que li valem a pena.

A lista de jogos Interactive ainda tem que ser complementada, a idéia é jogar só os melhores ou mais famosos. Incluí um Plat 3D só para concluir a série Dragon's Lair.

Lista de jogos:

NomeAnoGêneroDestaques
Lemonade Stand1979Educational
RobotWar1981Educational
Rocky's Boots1982Educational
Robot Odyssey1984Educational
Agent USA1984Educational
Where in the World Is Carmen Sandiego?1985Educational
Number Munchers1988Educational
Midnight Rescue!1989Educational
Spelunx and the Caves of Mr. Seudo1991Educational
Oregon Trail1992Educational
Math Blaster1994Educational
Star Wars: Droid Works1998Educational
The Typing of the Dead1999Educational
Launchball200?Educational
007: Golden Eye1997FPS
Perfect Dark2000FPS
Star Trek: Voyager – Elite Force2000FPS
Star Trek: Voyager – Elite Force II2003FPS
Dragon's Lair1983Interactive
Dragon's Lair II: Time Warp1991Interactive
Dragon's Lair 3D: Return to the Lair2002Plat 3D
Mad Dog MacCree1990Interactive
Space Ace1984Interactive
OutrosxxxxInteractive
Star Craft1998Strategy
StarCraft II: Wings of Liberty2010Strategy
Bahamut Senki1991Tactical RPG
Bahamut Lagoon1996Tactical RPG

Total: 27 jogos + alguns outros interactive.


Mistão II: The Jokers


É formado por jogos dos compostos Flash, Invaders & Friends, USports e um possível First Person Air Shooter.

Composto por todos os jogos do composto Flash Games que na teoria são todos jogos bons selecionados.

Incluí também uma seleção de jogos USports. Importante ressaltar que os jogos Usports não tem por objetivo completarmos, mas sim conhecermos. A idéia é primeiro termos alguma noção de como funciona e então jogar e ver o que achamos. Possivelmente da para jogar em um modo de dois jogadores.

A idéia do Invaders & Friends era ter um monte de jogos no estilo Space Invaders, mas para ter chance na LGM eu filtrei apenas jogos da série Space Invaders e Galaxian, a maioria é de Arcade, mas também tem jogos de PSX, PS2 e 3DS. Alguns dos jogos tem modo de dois jogadores.

Por fim incluí jogos de um gênero que nunca teve jogos fora do mistão na LGM, First Person Air Shooter. Eu incluí poucos jogos (6), a maioria faz parte de uma série, porém como não sei se vamos nos adaptar ao gênero, apenas o jogo marcado na lista é opcional. O * é para indicar que, opcionalmente após concluirmos o composto, podemos adicionar outros jogos das séries que achamos interessante. Renegade é um jogo que tenho para DOS e tenho muito interesse em finalmente entender como o jogo funciona, pois quando jogava eu era muito novo e não entendia o que tinha que fazer.

Lista de jogos:

NomeAnoGêneroDestaques
Ver lista do composto----Flash
Space Invaders1978Shooter
Space Invaders part II1979Shooter
Space Invaders II1980Shooter
Return of the Invaders1985Shooter
Super Space Invaders '911990Shooter
Miniinvaders1990Shooter
Space Invaders DX1993Shooter
Space Invaders '951995Shooter
Space Invaders X1999Shooter
The Invaders and Space Invaders 15002001ShooterSimple PSX
PD Ultraman Invaders1995ShooterTokusatsu
Space Raiders2002Shooter
Galaxian1979Shooter
Galaga1981Shooter
Gaplus1984Shooter
Galaga '881987Shooter
Galaxian 31990Shooter
Attack of the Zolgear1994Shooter
Galaga Legions2008Shooter
Galaga 3D Impact2011Shooter
Renegade: Battle for Jacob's Star1989FP Air Shooter
After Burner*1987FP Air Shooter
Wing Commander*1990FP Air Shooter
Pilot Wings*1990FP Air Shooter
Ace Combat*1992FP Air Shooter
Star Fox*1993FP Air Shooter
Pete Rose Baseball1988Sports
RBI Baseball1988Sports
Baseball Stars1989Sports
World Series Baseball1994Sports
Ken Griffey Jr. Presents Major League Baseball1994Sports
MLB 20012001Sports
High Heat MLB 20032003Sports3DO
MVP Baseball 20052005Sports
Tecmo Bowl1988Sports
Tecmo Super Bowl1991Sports
John Madden Football '921991Sports
Joe Montana Sports Talk Football1991Sports
John Madden Football '931992Sports
Madden NFL '961995Sports
NFL Blitz1997Sports
NFL 2K12000Sports
Madden NFL 20052004Sports

Total: 43 jogos + Flash's.


Mistão III: Mini-Mini

É formado por mini-games e jogos que reúnem mini-games, Board Games e Life Simulation Games.

Da parte de mini-games considera todos os Game & Watch (se ainda não tivermos jogado) e jogos como Wario Ware. Fica aberto a possibilidade também de outros mini-games participarem, como os jogos da Tiger.

Da parte de Board Games, a idéia é pegar alguns board games interessantes, mas que não fazem parte das duas principais séries do gênero, Mario Party e Itadaki Street.

Já do gênero Life Simulation, a idéia é que jogos desse gênero costumam incluir mini-games também, logo faz sentido por eles aqui também. Fora que eles não estão muito presentes na LGM, seria uma forma de dar uma chance. Os jogos que pensei por enquanto seriam jogos da série Harvest Moon e Animal Crossing. Para ambas as séries podemos fazer uma filtragem para não precisar jogar todos os jogo.

Lista de jogos:

NomeAnoGêneroDestaques
A definir----Mini-games
A definir----Board
A definir----Life Simulation


Mistão Mix

É o mistão antigo. Foi definido aqui, e pode ser melhor visualizado aqui.

Imagine que mesmo que este fique numa boa posição, digamos na terceira divisão, até chegar a hora de ser jogado, uma boa parte dos seus jogos já terá sido jogada. Então o número de jogos maior não deve ser problema.

8 comentários:

  1. Olha a hora! O_O Morrendo de sono, amanhã completo com os outros mistões.

    Importante ressaltar que nenhum mistão está fechado, caso você tenha algum jogo em mente, apenas acho que o tamanho do composto não deva ficar muito grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos dos jogos incluídos são baseados em listas da Internet, já que em boa parte dos casos temos pouco conhecimento sobre os gêneros incluídos nestes mistões.

      Excluir
    2. Apesar do número de jogos nos novos mistões parecer relativamente alto, eles possuem muitos jogos que são de rápida finalização. Por exemplo, educational e interactive games geralmente são rápidos de se concluir. Invaders & Friends e USports não temos a obrigação de completar, mas sim de conhecer e explorar apenas. E mini-games são mini-games. xD

      Excluir
  2. Olhando a lista por incrivel que parece tenho mais curiosidade na parte bizzarra do Mistão II, porém aquela sequencia de Shooters me assusta, por mais que eu queira jogar as versões, depois de jogar FFIV 2 vezes seguidas e experiencias com Mario, tenho medo de jogos iguais em sequencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ficou mais extenso do que eu imaginava, porém estes jogos em sua maioria serão jogados no estilo da LGM Arcade, não há obrigação de jogar por muito tempo, conseguiu um placar bom pode abandonar o jogo ou continuar, a escolha é do jogador.

      O objetivo de todos estes mistões que criei é dar uma chance a jogos menos favorecidos na LGM de serem conhecidos, mas sem aquele peso do fazer 257% Hardcore da LGM.

      Excluir
  3. Adicionei o link que me deu os jogos educativos do Mistão I no post, tem algumas informações e uma foto de 10 dos 13 jogos. Lembrando que, em caso de notarmos que algum jogo é ruim ou chato, podemos cancelá-lo imediatamente.

    Também quero lembrar que, você mencionou o número de shooters no Mistão II, porém provavelmente quando formos jogá-lo alguns destes já terão sido jogados na LGM Arcade.

    ResponderExcluir
  4. Dragon's Lair, Dragon's Lair II e Space Ace no Flash Sale PS3, parece ser da versão original, vou comprar.

    ResponderExcluir