sábado, 1 de novembro de 2014

LGM - Um novo começo? Parte 1

Há anos discutimos idéias para melhorar a LGM, mas na prática não tem surtido efeito. Recentemente você saiu da Matrix e viu a realidade... eu a vi antes, mas acreditei que iríamos virar o jogo (sem intenção de piada xD). Não é hora de tapetão, é hora de implodir tudo e começar de novo. Esquecer tudo que já foi definido e combinado, exceto os jogos que já jogamos claro (nada de voltar aos Mario :P).

Nessa parte 1 vamos debater o núcleo da nova LGM!

Minha proposta começa por redefinir o objetivo da LGM, quando começamos o objetivo era

"Fechar todos os jogos de uma série em seqüência"

o que não muito depois transformamos em

"Fechar em 101% todos os jogos de uma série em seqüência"

e logo se tornou

"Fechar em 101% todos os jogos de uma série em seqüência enquanto fazemos 257 coisas em paralelo"

O novo objetivo é "Jogar os jogos de uma série em seqüência", simples e muito mais fácil, mas para fazer mais sentido eu tenho que explicar o resto da proposta.

Vamos dividir a LGM em duas LGM: LGM Classic e LGM New.

LGM Classic tem algumas semelhanças com a LGM atual, são séries (principalmente) ou agrupamentos especiais (exceções) onde sorteamos uma e jogamos do início ao fim. As semelhanças acabam aqui...

  1. Não existe mais trocentas divisões, apenas uma.
  2. A divisão tem 10 compostos, sendo que duas vagas são sempre dinâmicas (decidimos quem entra na hora do sorteio).
  3. Como escrevi acima, o objetivo não é mais fechar, e sim jogar...
  4. Exceto jogos selecionados como jogos principais, estes o objetivo é fechar!
  5. O composto é jogado de parte em parte (digamos de 3 em 3 jogos), ao fim de cada parte jogamos a LGM New.
  6. Os jogos tem um tempo definido para jogarmos! Teremos um tempo padrão, mas poderemos alterar para uma série especifica se necessário.

Antes de passar exemplos, deixa eu explicar a LGM New. A LGM new é totalmente dinâmica, não existe divisões e é composta de jogos solo ou pequenos agrupamentos (caso sejam jogos rápidos).

EXEMPLO!!!

Sorteamos Castlevania pela LGM Classic, a partir dai definimos os jogos especiais e os normais. Digamos que Symphony of the Night, Castlevania 4, Dracula X Chronicles e os do PS3. O resto é normal.

Digamos que o primeiro subgrupo seria Castlevania 1, 2 e 3, nenhum destes foi marcado como especial, então temos uma semana para jogar cada um deles e uma semana extra para imprevistos. Ou seja em no máximo 1 mês estes 3 jogos estão encerrados, fechando ou não!

Após o fim do primeiro subgrupo é a vez da LGM New! Sorteamos um jogo solo para jogarmos, por exemplo Devil May Cry, GTA1, dois "Simple", um lançamento (que ambos temos acesso, claro) ou o último jogo que entrou na PSN de graça.

obs: será legal não jogarmos seqüências antes dos antecessores, mas na LGM New não é proibido, apenas indicado, então poderiamos por exemplo ter GTA5 concorrendo sem problemas.

Na LGM New temos o mesmo tempo de um jogo especial, digamos 2 meses.

Após concluir este jogo, ou o prazo acabar, volta para a LGM Classic e prosseguimos com o próximo subgrupo, neste exemplo é Castlevania 4, Dracula X e Dracula X SNES

Castlevania 4 foi marcado como especial, então ele tem 2 meses em vez de uma semana, os outros dois apenas aquela semana, mais uma semana para os imprevistos.

Acho que já deu para pegar a idéia né? Segue assim sucessivamente. Resumindo:

  • Sorteio LGM Classic
  • Alguns jogos LGM Classic
  • Jogo LGM New
  • Alguns jogos LGM Classic
  • Jogo LGM New
  • Alguns jogos LGM Classic
  • Jogo LGM New
  • etc

Caso encontremos jogos que não estão como especiais, mas gostamos muito, eles podem voltar ao fim do composto como um subgrupo final e com tempo de especial. Evitamos assim de cansar do composto, pois focamos apenas no que queremos jogar!

E só porque temos um prazo não significa que precisamos insistir no jogo até o fim dele, se descobrirmos um jogo muito chato, podemos desistir antes sem problemas!

Eu acredito que isso fará avançarmos muito mais rápido, até porque, se não jogarmos o prazo esgota e o jogo é riscado da lista. E também teremos a oportunidade de jogarmos coisas mais recentes ou que não teriam chance num composto através da LGM New!

9 comentários:

  1. Sua idéia tem pontos inevitáveis na atual situação, porém o não fechar o jogo é polêmico apesar de tudo fechar o jogo ainda é algo forte no meu objetivo como gamer.
    Fechar 101% que vc amenizou bastante pois nos nossos comentários tava mais para 333%, isso realmente não vai rolar, em momentos de piração cheguei a pensar na classificação de 100% e além como fechar SFII em todas as dificuldades e todas as combinações, cheguei a começar isso no Mario Kart Advance.

    Mas não fechar o jogo vai me deixar com mais pendêcias, na verdade a LGM veio justamente pois tinhamos jogados vários jogos e ficaram na metade, ou não jogamos alguns clássicos, mas eu entendo que essa sua visão se adequa muito bom alguns casos, por exemplo, é inviável com Final Fantasy, porque não fechar? Só se achou o jogo muito ruim mesmo.
    Jogos-RPG é complicado botar esse tempo, eu to jogando o Rainbow Moon, RPG do PS3, e são muitas horas investidas, felizmente antes do PS3 não tem trófeu, hehehe
    Porém concordo com sua idéia no sentido de não insistir muito tempo em uma coisa que tá complicada, aquele Vs. Castlevania que é de Arcade e tem que fechar tudo de uma vez ou um jogo muito díficil como os de NES

    Tirando esse detalhe que podemos debater mais, o de resto eu acho que concordo, o sistema de grandes e várias divisões era mais divertido no site, agora no blog importa mais os atuais mesmo, e o nosso tempo livre mudou também.

    Eu tambem estou mais flexível sobre os especiais ou avulsos, porque na real, é legal jogar a sequência dreitinho, mas hoje em dia as séries longas estão afastadas, a do Castlevania é um bom exemplo, pois as séries 3D não tem nada a ver, é muito diferente, quase outro jogo.
    Mortal Kombat é possível ver essa divisão também, entre 2D e 3D ou até indo até o MK4, e depois pegando a geração PS2 dos Story Mode, eu sou a favor sim se for melhor não ser obrigado a ter tudo junto.

    LGM New bacana, é uma forma de jogarmos, oque já estamos jogando agora mas na LGM. Como falei acho que podemos colocar o prazo, mas na maioria das vezes vou querer jogar para fechar, ocorre comigo de eu parar um pouco com o jogo porque cansou, no PS3 agora, ocorreu comigo com Puppeteer por exemplo que é chato, apesar de bem feito, ou com Catherine que é muito legal, mas é dificl da porra. Muitas vezes é porque começo outra coisa atravessado, mas o inverso, por exemplo, estamos jogando Castlevania 4 e acabou o tempo, mas ainda posso jogar para avançar mais, nesse caso seria impensável forçar para de jogar por causa da regra da LGM.

    ResponderExcluir
  2. É, eu pensei nisso que você falou, mas a idéia é evitar que fiquemos nos vários jogos medianos de Mario por exemplo e foquemos nos bons. Sim para RPGs basicamente todos seriam jogos principais, mas para as outras séries eu acho que ficaria bem mais eficiente.

    Eu também quero fechar tudo, mas a idéia é, por ter um prazo, vamos terntar ao máximo fechar naquele tempo em vez de deixar pra depois e se distrair com outras coisas, com o prazo nós sabemos que é agora ou nunca. Além disso como mencionei, é possivel adicionarmos como especiais jogos normais ao final do composto e também poderemos tentar fechar aquele que não deu tempo antes quando terminarmos jogos antes do prazo.

    Exemplo: Você quer fechar Castlevania 1 NES, Castlevania 1 Arcade, Castlevania 1 Comodore, etc, em meses ou em semanas?

    De novo, você está certo para o caso de RPGs não rola ter normais, todos seriam especiais... não tem o que fazer nesses casos.

    Mas, blz, podemos aplicar sem a regra de normais e especiais se achar melhor. Como eu disse no outro post, acho que devemos experimentar no plot primeiro para ver como fica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi o normais tem um tempo e o especial tem um tempo maior, não vejo problema com isso de normal e especial apenas com o tempo, o caso, talvez quando vc fala de jogo mediano de Mario, que pra mim não seria um Normal, seria abaixo disso, já vou expliar melhor.
      Eu não sei dizer sobre Castle 1, 2,etc, eu nunca joguei não tenho a exata noção de quanto tempo vou gastar no jogo, na maioria das vezes só vou descobrir depois que começar.
      Detalhando Mario, para mim SMB1, SMB3 são jogos normais, que precisam de um bom tempo, SMW é especial, mas SMB2 ou até o MB, são abaixo disso, ok, talvez pelo fator clássico poderia ser normal, é que pelo que vc fala Normal seriam aqueles que não valem muito a pena perder tempo demais, eu tento lembrar mas o problema do Mario foi muito jogo acho não sei se perdemos muito tempo em algum, e eu não posso dizer que me arrependo de jogar o Zelda do CDi, hehe.
      Quanto ao recolocar o jogo para fechar depois, como eu disse, só e somente só ocorrer de acomodar no jogo, que é o que ocorreu pelo menos comigo várias vezes, como o próprio FFX, mas se isso não ocorrer ou seja se estivermos jogando regularmente aí essa regra não pode ser mantida, exceto se for um jogo em expressão, talvez essa seja a definição para usar a regra, mas é bem relativo, pois teriamos que ver oque achamos dos jogos.
      Começando por castlevania, eu sou praticamente um zero a esquerda, pois eu só joguei o SOTN e o do SNES beeeeeeem pouquinho, nesse caso é bem dificil definir na sua classifição oque é normal ou não.
      É fato sim, que meu interesse é na série clássica e nas versões 2D após o SOTN, mas tb quero conhecer os 3D, já o SOTN origialmente eu ia jogá-los para fazer aqueles 101%, se não for fazer isso (e serão muitas horas) melhor eu nem jogar, vou apenas validar, já que fiz bastante no jogo.
      Então o plot, acho que perguntei no outro, depende de como vc está pensando em jogá-lo ou é independente disso.

      Excluir
  3. Não sabemos o que vamos achar dos jogos, estamos classificando eles as cegas, especiais são as prioridades do composto, mas mesmo eles talvez não saibamos se realmente é aquilo que esperamos...

    Se cada jogo de Mario tivesse o prazo de uma semana, nós não teríamos enrolado tanto ou então vários jogos teriam sido mortos sequer sem a gente tocar neles, talvez o desempenho fosse pior em termos de fechar os jogos, mas acho que a satisfação seria maior. Eu tenho certeza que eu pelo menos não deixaria o jogo morrer sem pelo menos ver como ele é.

    E não é que eu não quero fechar, mas não adianta a gente se forçar a fechar jogos que não queremos tanto assim, se não ficamos nessa de fechar um jogo por ano da LGM...

    Uma alternativa então seria todos os jogos terem o prazo menor e após jogarmos o prazo podemos estender para o prazo maior ou encerrá-lo. Nesse caso evitamos de não jogar (pois o prazo passa e o jogo morre) e temos certeza da qualidade do jogo antes de decidir em estender o prazo dele.

    E quem falou em fazer menos que 101% em SOTN? Para começar é impossível jogar sem fazer 101%! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falei do SOTN sabendo que não vai ser fácil, eu nunca consegui comprar o ultimo item lá, e acho que fiz 3 finais, acho que eram 4, é bom elevar o cosmo no caminho para quando chegar nele a vontade estar no máximo.

      Eu entendi oque vc falou, funciona se tivermos as mesmas opiniões sobre os jogos, vai depender do composto mesmo, no caso do Mario foi cansativo mesmo, mas não era para ser, eu tenho opiniões no Mario, acho que o fato de ter jogos bons na fila atrapalhou além da decepção.

      Se fosse aplicar no Plot e Castle, oque vc tá pensando, em questão de tempo e do que é Normal e especial, por cima mesmo, para ver se é parecido com o que eu espero.

      Excluir
    2. A idéia do prazo não é fazer com que a gente pare no meio do caminho num jogo, mas sim de caso não estejamos jogando por qualquer motivo e estourar o prazo, o jogo é "morto". É fazer com que nós assumimos o risco de matar o jogo se não focarmos nele. Como eu falei antes da para ampliar o prazo se acharmos que vale a pena.

      E deixa eu refazer a frase "é impossível jogar sem tentar fazer 101%". xD

      Excluir
    3. E 101% é bondade sua, ahahahahha, 101% é Donkey Kong, SOTN é oque 230% ? hehe

      Então, pode dar certo se tivermos a mesma opinião, aí rola. Agora eu n lembro mas teve algum jogo que a gente fez isso, realmente não vale a pena.

      Faltou uma interrogação no meu ultimo paragrafo:
      "Se fosse aplicar no Plot e Castle, oque vc tá pensando, em questão de tempo e do que é Normal e especial ?"

      Excluir
    4. São apenas dois prazos diferentes, a combinar. Prazo normal por exemplo é uma semana e especial 1 mês. Ai dividimos o composto nessas duas categorias. Mas tem que combinar, provavelmente cada composto terá essas medidas alteradas.

      Excluir
  4. Ah, quase achei que era geral, uma semana vai ser dificil, em alguns momentos, mas depende do tipo de jogo.
    Deixar eu imaginar isso:
    Tipo um jogo como SF1 que é um Arcade com 1 personagem, pode ser 1 semana, está perfeito, mesmo em uma semana agitada que eu tenha. Provavelmente e um findi já fique validado, ele também é dificil e talvez eu não o derrote mas terei tentado, nesse caso realmente não precisa ficar um mes jogando se eu não conseguir.

    SSF2 é dificil imaginar um tempo varios personagens para fechar, pode ser que tenha dificuldade em algum, eu não sei, tem que dar tempo de pelo menos tentar com todos.

    SOTN e seu !$!% não dá para colocar um mês eu acho. Mas é achismo.
    SFEX pode ser 1 mes, parece viável, pois eu já joguei bastante e tenho essa idéia na cabeça, eu sei que não vou demorar muito para fechar com todos, e é um tempo suficiente para se alcançar o limite nos desafios.

    Só que no meu caso depende muito da epoca, mas alinhamos depois, algumas epocas terei que estudar mais, em compensação entrarei de férias, com bastante tempo livre, heheheh.

    Se for para ter como base, me parece uma boa jogos de Arcade e de Atari ter 1 semana, pois normalmente são jogos mais objetivos, mas é bem dificil dizer mesmo como será o dia-a-dia, esses ultimas semanas eu tenho jogado bastante, quando começar vai dá para dizer como será o keep going. De qualquer forma, a intensidde agora já ia ser maior, como eu já tava començando com o FFXII. ;(

    ResponderExcluir