quinta-feira, 25 de junho de 2015

[WT] Alguns exemplos de Compostos

Não quero criar expectativa ou mais vontade, mas tenho que aproveitar o momento para discutir.

A idéia de só um jogo por composto, pensei devido a quantidade de jogos, e normalmente colocar mais de um jogo do mesmo grupo, é repetir a série/gameplay ou quebrar a sequência de jogo.

Porquê jogos da 1ª, 2ª e 3ª?
-Porque tinhamos muita vontade neles, ficaram em segundo plano(tokusatsu), ou tiveram azar nos sorteios(saint seiya), mas em um momento eram muito bem cotados, e quando eles serão jogados na LGM? Vai saber.

Ah, então porque não jogamos o composto, ou priorizamos no sorteio/tapetão?
-Jogar o composto Shin Megami Tensei ou Guilty Gear talvez pese, no tamanho de jogos e na repetição de gameplay, a nossa escolha pode ser outra, mas jogar 1 jogo para conhecer a série é outra história.

Porquê escolher compostos e não os jogos?
-Prefiro, mantê-los em seus compsotos tradicionais, jogar na LGM Tour é como jogar o composto, a idéia é valorizar o composto e não escolher jogos que tenho vontade.

Agora vou colocar alguns exemplos do que imagino de Compostos & Jogos que pretendo incluir e que não pretendo incluir, e você vai entender bem. É claro que com o seu interesse no Tour, isso será negociado.

Todos os compostos aqui, estão em forma de exemplo, não importando a divisão da LGM, estou usando para explicar melhor apenas, contudo as análises são reais.

Composto: Donkey Kong
Diagnóstico: Fora do Tour.
-
Motivo: Parece contraditório, devido às minhas vontades nos sorteios, mas não é. Isso porque o grande astro do composto são os Country, jogos que eu adoraria re-jogar, porém já fechei os 3, e a novidade são jogos antigos do DK que são bem fracos técnicamente, e a versão do N64 que também não me atrai, o composto tem boa vontade, mas não há nada que eu tenha pressa aqui.


Aproveito o gancho, pois o tipo de composto influencia, há compostos de séries clássicas tradicionais, há compostos em que foram unificados vários jogos interessante de jogar, há compostos que foram tirados de outro pelo tamanho, há compostos como o que tem Chrono que foi feito para fazer mais finais e jogar os relacionados, ou o do Wild Arms que já tinha fechado 1 e a meta era jogar o segundo, então esses não tem nada muito novo, claro que pode ser novo para você aí a gente conversa. Não estou escolhendo agora, apenas esclarecendo.

Composto: Dragon Quest
Diagnóstico: Fora do Tour.
-(Estou colocando como exemplo, pois na teoria ele era possível composto a ser sorteado então seria inelegível no WT.)
Motivo: Se fosse candidato, eu o colocaria fora por um simples motivo, ele é um composto puro, onde o jogo a ser jogado no Tour é o primeiro jogo Dragon Quest, porém você o fechou durante a LGM, com esse paradoxo não daria para jogar o DQ2, como eu nunca joguei a série teria que ser o DQ1, então ele ficaria fora.

Composto: Kiki Kaikai
Diagnóstico: Candidato.
-
Motivo: Eu me interessei quando vc criou o composto e vimos no Taito Legends, como vc conhece mais e criou o composto, vc escolheria qual jogo representaria.

Composto: Bandai
Diagnóstico: Candidato.
-
Motivo: Muita expectativa na criação desse clássico composto, possuía muitos jogos desconhecidos, jamais chegará a vez dele, deve ter alguma coisa interessante para representar o composto.

Composto: Ys Series
Diagnóstico: Candidato.
-
Motivo: Série conhecida, jamais joguei, curiosidade, jogar o primeiro ou o Ys Book do Pc Engine CD.

Composto: Megami Tensei
Diagnóstico: Candidato.
-
Motivo: Saudade do site, não sei na real se está em algum composto ou se tem esse composto, mas queria conhecer, podendo ser o primeiro SMT ou o primeiro Megami Tensei.

Composto: Ultima
Diagnóstico: Candidato.
-
Motivo: Muito clássico. Nunca joguei.

Compostos: Suikoden, Guilty Gear, Atelier e Shinning Series
Diagnóstico: Candidatos.
-
Motivo: Esses estavas nas divisões 2 e 3 em um momento(apenas para exemplo), são todas séries que nunca joguei, então entrariam com o primeiro jogo da série.

Composto: Tomb Raider, Megaman, Silent Hill, Resident Evil, Sonic, Bomberman e Mortal Kombat
Diagnóstico: Fora do Tour.
-
Motivo: Todos compostos em que já joguei o primeiro da série, ou exaustivamente no passado (SH, RE, Bomb) ou mais recentemente(TR, MM, MK). Então não há novidade, a exceção seria com o objetivo de conhecer um grupo diferente como por exemplo a série Resident Evil Revelations ou outra side-series ou aquela série a parte do Megaman nos portáteis.

Composto: Metal Gear
Diagnóstico: Fora do Tour.
-
Motivo: Acabei jogando o primeiro jogo no PS3, se vc já tivesse jogado seria possível jogar o 2, outro opção descartada seria usar a série Metal Gear Solid que é diferente o suficiente para escolher como relevante, porém tb já é um jogo conhecido para mim, inclusive fechado.

Composto: Pocket Monster
Diagnóstico: Fora do Tour.
-
Motivo: Conheço o estilo, e até hoje só joguei o inicio do Pokemon Yellow, a vontade o Composto é muito boa, mas não é nada que precise entrar no WT.


*Sobre a escolha dos representantes dos Compostos do Tour.

Composto: Mario
Representante: Mario Bros. ou Super Mario Bros.
-
Motivo: Se Mario fosse uma opção, o jogo relevante ficaria entre MB ou SMB, que era o objetivo da série, jogos anteriores não tem tanta relevancia e já eram conhecidos. Estaria mais inclinado ao SMB.

Composto: Adventure
Representante: Snatcher
-
Motivo: Não estará no WT pois está em cotado, mas se fosse, seria o Snatcher. O composto foi feito em volta do Shenmue, portanto o primeiro jogo do composto é o mais antigo no estilo entre selecionados, porém não chega a ter muita expressão, o mais antigo e muito relevante é o Snatcher, um simples video do YT é o suficiente para se empolgar nesse jogo que teve que ser todo remendado para o público americano.

Composto: Tactical RPGs
Representante: O primeiro entre as séries abaixo
-
Motivo: De acordo com um post seu sobre o grupo, poderia ser um entre Arc the Lad, Disgaea, Luminous Arc, Vandal Hearts.
Isso pois Front Mission não me atrai muito, Ogre Battle cheguei a jogar um pouco, e Bahamut Lagoon é um jogo só, dei preferencia para a série, Arc the Lad e Disgaea tem nomes mais fortes.

Foi dificil montar os exemplos pois o site que vc tinha no inf é que eu me baseava nos integrantes dos compostos, mas vc pode perceber que o objetivo são os nomes fortes que eu nunca joguei, eu não sei ao certo, mas acho que muitos deles vc também não os jogou, mas não sei se vc tem a mesma agonia que eu, a inspiração é realmente a agonia de ainda não ter jogado algumas séries.

*************

Pequeno exemplo de gameplay.

1. Seiken Denstsu I (Seiken Densetsu) / RPG
2. Virtua Fighter (Fighting Fight) / Luta. PS: Tô chutando, não lembro como estão esses compostos.
3. The Need for Speed (Test for Speed) / Corrida.
4. Ultima I (Ultima) / RPG
5. Metroid (Nintendo Series?) / Action
6. Duke Nukem / Tiro

Pequena lista de jogos que eu preciso conhecer.

*************

Sobre as escolhas, não pretendo deixar jogos por jogar apenas, ou re-jogar, ou até mesmo jogos que eu simplesmente não fechei, são jogos que queria conhecer ou jogo muito famosos que eu nunca joguei, ou não conhecia a origem, como Zelda e Castlevania.
Porém um jogo/série que eu nunca joguei, talvez vc já conheça e vice-versa, então é importante que haja uma real vontade, vamos supor que nunca jogou Donkey Kong Country, seria lamentável, é um ótimo jogo, e como eu gosto muito e poderia re-jogar, poderia incluir, um jogo longo como Metal Gear Solid seria ruim re-jogar nesse World Tour.
Por outro, lado Seiken Densetsu, vc já jogou bastante e tal, ok, talvez podemos colocar o Suikoden no lugar, ou vc não curte Virtua Fighter, mas como não é um RPG, talvez possa ser negociado para ser colocado logo em sequência um outro jogo que eu não priorizei.

Talvez vc não tenha a mesma vontade em conhecer algumas séries como eu, ou não tem pressa nisso, mas eu acho que vale a pena, pelo menos os compostos foram criados por algum motivo, aí a gente vê como fica.

12 comentários:

  1. Independente das ideias darem certo ou não, acho bacana as nossas discussões para a LGM, ajuda a manter a gente focado nela. E minha vontade está bem firme no que estamos jogando agora (plot e ps3) então discutir a Tour não vai atrapalhar.

    Agora que eu entendi direitinho a idéia da Tour eu acho a ideia bem bacana. Dito isto, não posso predizer quando que ela será ativa, no momento as coisas estão andando; hehehe

    Quanto a vontade de conhecer as séries, na dúvida assuma que eu tenho vontade na série, no geral todo composto criado na LGM eu quero conhecer e jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com plot e PS3 dessa forma eu tb não deseja fazer o Tour, assim como também não teria tempo mesmo, mas eu consigo prever em algum momento isso ocorrer, por exemplo, quando chegar Rainbow Moon no PS3, são muitas horas de jogo, se isso coincidir com algum SF com muitos personagens, e ter que fechar com todos isso leva um tempo, mas em algum momento vai acontecer em 4 anos acho.

      Excluir
    2. Acho que não é só porque 2 compostos/jogos que fica inviável o WT agora, na verdade hoje não tem condições porque pensando bem está ativo 4 jogos na LGM, além de jogos esporádicos do meu PS3, digo isso porque o Cloudberry tá ativo na disputa, eu to com o CounterSpy em andamento, estou com o Uncharted para começar e o Final Fight já na espera, além disso, to com prioridade em finalizar pendencias do MK vs DC pois quero apagar do HD e poder colocar outros jogos que vamos jogar nas Waves por exemplo, e não vou deixar de jogar alguma coisa que eu compre na PSN, por exemplo Sonic te Fighter joguei fechei, e agora devo deixar para a LGM o fato de fechar com todos.
      Nessa visão geral já é muita coisa.

      Excluir
  2. Quanto aos compostos, pelo que me lembro, estavamos reestruturando as divisões e nessa restruturação valia tudo, compostos antigos e compostos reformulados, mas no geral estavamos reformulando os compostos para ficarem com um menor fator de cansaço.

    Os fightings estão assim: http://lgmnodensetsu.blogspot.com.br/2012/06/fighting-games-na-lgm.html

    E você pode conferir alguns dos novos compostos aqui: http://lgmnodensetsu.blogspot.com.br/2012/04/de-volta-reestruturacao.html

    Isso está uma bagunça, eu vou tentar subir alguma coisa no final de semana no estilo do meu antigo site na inf no meu servidor para podermos ter alguma referência. Uma pena que a idéia do índice (http://lgmnodensetsu.blogspot.com.br/2010/06/indice-de-compostos.html) acabou ficando no esquecimento.

    O site que tinha num servidor gratuito na web morreu também, ali tinha alguma coisa da LGM que talvez ajudasse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errata: o post com os grupos do fighting no final não está valendo pelo que li dos comentários. xD

      Excluir
    2. Pelo que eu li dos posts antigos, o post "de volta a restruturação" tem mais ou menos o que está valendo (na prática tudo), é ali que estavamos redefinindo as divisões.

      Excluir
    3. Seria interessante se nesse ou no próximo FDS (sem pressa) vc subisse ou arquivos, ou me enviasse por dropbox por exemplo só para eu consultá-los.
      Eu sei que na nova reformulação pode tudo, mas eu não queria usar os novos, eu sei que muitos compostos até precisar ser implodidos, até por isso que usá-los já que eles vão deixar de existir.

      Eu até achava as novas divisões estavam prontas, acho que chegou num ponto que ficou dificil mesmo controlar tantos compostos, mas o que fundiu minha cabeça mesmo é quando os compostos começaram e se tranformar aí me perdi de vez, na minha memória ficou cravados aqueles clássicos de RPG númerados, Racing, Plats, Horror, etc..

      Eu tinha muita vontade de jogar Fatal Frame na época, hoje meu PS2 foi pro espaço e o jogo já ficou super antigo =/ essas coisas que me incomodam...

      Excluir
    4. É muita coisa isso, vamos mexendo devagarinho para não explodir, hehehe

      Só deixa eu fazer uma pergunta, depois do tapetão, que já ficou velho, terão novos sorteios? Ou em 2019 tem outro tapetão para escolher o próximo, pois depois de bastante tempos as vontades mudam e o desanimo chega.

      Excluir
    5. Terão novos sorteios sim, se possível quero até fazer aquela nossa antiga idéia de ter elementos do elifoot... veremos. =D

      Excluir
    6. Já criei uma tabela para cadastrar os compostos, quero disponibilizados via web mesmo. Com o tempo vou cadastrar tudo que é composto (novo e velho) e depois o que morrer a gente apaga se for o caso. Já tive mil idéias aqui, mas como você disse, vamos com calma. hehehehe

      Assim que a página para acesso estiver criada eu já disponibilizo o link para você.

      Excluir
    7. Hoje eu já devo divulgar o link da página da listagem. Ainda não tem muitos compostos, apenas os 6 já "sorteados" e os 29 já escolhidos para as novas divisões. O processo não está indo tão rápido porque cada um que cadastro estou adicionando uma descrição que nos dê pelo menos uma idéia do que se trata e / ou incluíndo um link para um post do blog relacionado.

      Darei mais detalhes quando te passar o link, mas não espere muito da parte visual ou de funcionalidades, no início estou focando só em criar a listagem, só depois disso vou dar uma mexida no visual.

      Vou tentar cadastrar 30 por dia, isso deve ser suficiente para cadastrar o grosso até o final do próximo final de semana.

      Excluir